Home / Notícias Corporativas / Verso Animado apresentará trabalhos produzidos por crianças de Uberlândia-MG

Verso Animado apresentará trabalhos produzidos por crianças de Uberlândia-MG

Para celebrar um ano de muito trabalho, as 120 crianças residentes em área de vulnerabilidade social de Uberlândia-MG, que fizeram do projeto Verso Animado, terão o nome em destaque em uma mostra pública dos trabalhos que desenvolveram nas oficinas de animação por meio de duas técnicas: desenho animado e stopmotion fotográfico. As mostras serão realizadas de forma gratuita nos dias 21, 24 e 27 de novembro deste ano, no Teatro de Bolso do Mercado Municipal, às 19 horas; na Escola Estadual Parque São Jorge (Rua Oswaldo Silvério Silva, 346 Bairro São Jorge), às 14 horas; e na Escola Estadual do Bairro Jardim das Palmeiras (R. das Pombas, 931 – Bairro Jardim das Palmeiras), às 14 horas. Os vídeos também estarão disponíveis na internet, por meio do canal Projeto Verso Animado, no YouTube.

Ao todo serão 06 videoclipes de animações 2D (Quadro a Quadro) e que tiveram como trilha sonora canções do álbum Eu nunca Esqueço de Sonhar – produzido por meio de um projeto do artista Enzo Banzo com crianças. Com temas divertidos e poéticos, as crianças se reconheceram em diversas composições do álbum.

As crianças também tiveram contato com outros artistas da região e elegeram para o trabalho as canções “Amarilis”, de Luiz Salgado, e “Anel”, composta por Bia Bedran e interpretada pelo grupo araguarino Trem das Gerais, dando cores e formas diversas, com olhar detalhista, curioso e poético de criança.

 

O projeto

A proposta do Verso Animado, que conta com o patrocínio do Instituto Algar e Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, surgiu com o intuito de dar continuidade ao percurso da proponente Aline Miguel no campo da arte-educação em audiovisual, envolvendo novos participantes, ao mesmo tempo em que dialoga com produções de outros projetos desenvolvidos na cidade com propósitos similares.

A origem do projeto

Segundo a proponente, o lançamento do disco infantil Dedo de Verso, que foi criado a partir de oficinas de poesia e canção com crianças e adolescentes e com participação de diversos artistas locais, foi percebido como um potencial material para novos desdobramentos artísticos e pedagógicos. “Daí surgiu a ideia de se criar videoclipes de animação para canções do álbum por meio de novas oficinas com outro grupo de crianças e adolescentes em um novo projeto, que seria então o Verso Animado e que integra o trabalho de diversos artistas contribuindo para a formação de crianças, socializando-as e ao mesmo tempo valorizando a cultura local”, explica.

Assim, foi construído o trabalho formativo e artístico que é, ao mesmo tempo, feito para crianças e feito pelas crianças, uma vez que as imagens e palavras vieram da percepção de mundo e da linguagem dos participantes. “As crianças nos surpreenderam com os trabalhos. Eles se desenvolveram tanto artística quanto socialmente pelo contato e interação entre eles. Acredito que o público ficará encantado com a mostra”, comenta Jack Allek (Rafael Lemos), um dos arte-educadores das oficinas.

Após a criação das ilustrações, os materiais foram encaminhados para um profissional responsável pela criação de storyboard e animação das imagens, por meio das técnicas de desenho animado e stopmotion fotográfico.

Aline Miguel ressalta a importância desse trabalho, caracterizado por seu potencial transformador nas vidas daqueles que têm a oportunidade de acesso aos processos de vivência artística na educação. “Além de desenvolver as habilidades e técnicas das crianças, essa ação tem um peso social muito importante. Incluir a criança em um projeto artístico coletivo faz com que ela se sinta valorizada e envolvida na sociedade, contribuindo para a aumentar a autoestima dos pequenos, despertando o melhor deles. Estamos muito felizes com o resultado desse projeto até o momento e o público se surpreenderá”, conclui a proponente.

Sobre o Instituto Algar

O Instituto Algar tem o papel de concentrar e fortalecer as ações sociais que contribuem para transformar vidas e gerar impacto nos locais em que o grupo Algar atua. /Por meio de programas que reforçam a educação, o esporte, a cultura e o voluntariado, há mais de 20 anos a instituição trabalha para cuidar do próximo e contribuir para uma sociedade melhor.

São milhares de vidas impactadas diariamente pelas ações do Instituto que englobam formações para preparação de jovens para o mercado de trabalho, oferecimento de atividades no contraturno escolar para crianças em organizações sociais parceiras, capacitação de educadores e o incentivo e criação de oportunidades para associados do Grupo participarem de ações sociais por meio do trabalho voluntário.

Serviço

O quê: Mostra de Vídeos do Projeto Verso Animado  

Pra quem: Público em geral

Quando: 21, 24 e 27 de novembro de 2023

Onde:

  • 21/ 11, às 19h, no Teatro de Bolso do Mercado Municipal de Uberlândia (R. Olegário Maciel, 255 – Centro)
  • 24/11, às 14h, na E.E. Parque São Jorge (Rua Oswaldo Silvério Silva, 346 Bairro São Jorge)
  • 27/11, às 14h, na E.E. do Bairro Jardim das Palmeiras (R. das Pombas, 931 – Bairro Jardim das Palmeiras)

Entrada gratuita

Canal Verso Animado no YouTube: https://www.youtube.com/@projetoversoanimado

 

About DINO

Check Also

STF amplia licença-maternidade para trabalhadoras autônomas

Uma nova decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) ampliou, por seis votos a cinco, o …