As estações do ano mais frias como o inverno são ideais para comer certo? E ganhar aquelas calorias indesejadas! O bom é que nestes períodos o organismo mais queima calorias também.
O inverno realmente é um vilão para que faz atividade física, pois a disposição quase que some. Além disso as comidas quentinhas são uma tentação. Mas a boa noticia é que dá para usar esse período a seu favor.
Segundo a nutricionista funcional Patricia Davidson, do Rio de Janeiro, “no inverno o metabolismo consome mais calorias do que no verão”. Aproveite e saiba quais alimentos podem ajudar.
Castanhas
As oleoginosas absorvem as vitaminas A,D e E que são essenciais para o funcionamento do sistema nervoso e aumento de serotonina que equilibra o humor e sensação de saciedade. São também ótimos antioxidantes.
Mas muita calma: 100 gramas do alimento têm, em média, 500 calorias. “O ideal é comer 3 colheres de sopa ao longo do dia”, orienta Patricia. As nuts são ótimas opções de snacks entre as refeições.
Abóbora
A grande aliada para você que ama chocolate no inverno é a abobora, ela é rica em fibras tem sabor adocicado e promove a saciedade. O ideal é come-la al dente pois preserva as fibras.
Chá de gengibre
Um ótimo termogênico para os dias frios é o chá de gengibre, limão e canela. Ele queima calorias, aumenta a energia e ajuda contra dor muscular. Mas fique atento pois ele é uma faca de gumes, tanto ajuda a queimar calorias quanto abre o apetite.