Home / Notícias Corporativas / Inscrições para Game Jam 2024 começam dia 22 de abril

Inscrições para Game Jam 2024 começam dia 22 de abril

No próximo dia 22 de abril, tem início o período de inscrições para o Game Jam 2024, projeto da Full Sail University, universidade com sede em Orlando, nos Estados Unidos, direcionado a estudantes brasileiros. A iniciativa é voltada a alunos de escolas parceiras, matriculados do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio, que poderão participar e explorar o processo de criação de um game.

O período de inscrições termina às 23h59 do dia 07 de maio. O anúncio de abertura e o início do desenvolvimento do projeto estão marcados para os dias 08 e 09 de maio, respectivamente.

O prazo para o envio dos projetos termina no dia 18 de maio e a cerimônia de premiação está marcada para o dia 22 de maio, às 10h. A transmissão será realizada via Zoom.

“Além das eletivas para Ensino Médio que proporcionamos aos alunos de escolas parceiras, a Game Jam representa a oportunidade de experiência nos mercados de desenvolvimento de jogos”, afirma Carol Olival, Community Outreach Director da Full Sail University no Brasil.

Segundo Olival, o evento também proporciona momentos de reconhecimento de dedicação e talento através das certificações e das premiações que a competição oferece aos participantes. “Os alunos conseguem entender uma dimensão interessante sobre o que são capazes de produzir e, além disso, têm a possibilidade de crescimento dentro de um contexto repleto de desafios e aprendizados”, destaca.

Ela explica que, como participantes do Game Jam, os estudantes serão convidados para assistir às aulas de mentoria que discorrem sobre temas importantes para seus projetos. Entre os principais conteúdos, destacam-se: “redação de roteiro”, “composição de personagens”, “TinkerCad como ferramenta de desenvolvimento de personagens e cenários”, “equilibrando o jogo”, “tipos de jogos, plataformas e seus públicos” e “pitching”.

“Os jovens concorrem a seis prêmios. Destes, cinco serão prêmios de Menção Honrosa, que darão a cada aluno das turmas selecionadas um certificado e um troféu às escolas representadas pelas turmas selecionadas”, diz Olival.

Além disso, a Community Outreach Director da Full Sail University no Brasil explica que um prêmio vencedor dará a cada aluno do grupo selecionado um certificado de “Vencedor” e um “Gamer Bundle” e um troféu de “Vencedor” para a escola representada pelo grupo selecionado.

Critérios do Game Jam 2024

De acordo com a proposta da Full Sail University, cada grupo deverá criar um vídeo com até 3 minutos de duração a fim de apresentar sua ideia para um jogo, incluindo informações sobre personagens, missões e cenários, entre outros, além de descrever o público-alvo deste jogo e como ele será monetizado.

Além disso, as equipes deverão escrever um parágrafo com até 500 caracteres com espaços a fim de auxiliar os juízes a compreenderem melhor o conceito do projeto. A seguir, uma lista dos critérios que serão considerados pelos jurados do Game Jam 2024:

  • (20%) : Experiência empresarial apresentada sem pitch;
  • (15%) : Originalidade e criatividade do roteiro;
  • (15%) : Originalidade e criatividade dos personagens;
  • (15%) : Originalidade e criatividade dos cenários;
  • (15%) : Estrutura de níveis e equilíbrio do jogo;
  • (20%) : Solução de negócios apresentada em pitch, incluindo público, preços, plataformas, dados de marketing e rentabilidade;

O COPE – Goiânia foi o vencedor da última edição do Game Jam. O Colégio Instituto Educacional Manoel Pinheiro e Educare Educação garantiram o 2 º lugar e 3º lugares, respectivamente.

Os juízes que irão avaliar os projetos (que também participaram da edição de 2023), são: Chance Glasco, graduado em Animação por Computador e membro sênior da Infinity Ward para o Atlantic Council; Grant Shonkwiler, programador, designer-chefe, produtor técnico e treinador de liderança e consultor de produção. Ele também estudou Design e Desenvolvimento de Jogos na Full Sail University; Elberto Perez, engenheiro parceiro sênior na Unity; Bruno Motta, gerente sênior de Xbox no Brasil e Tamir Nadav, formado em 2005 pela Full Sail University  e diretor de produto com mais de 10 anos de experiência em produção, gerenciamento de projetos, design de jogos e programação.

Para mais informações, basta acessar: https://fs-courses.com/gamejam/2024/

About DINO

Check Also

STF amplia licença-maternidade para trabalhadoras autônomas

Uma nova decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) ampliou, por seis votos a cinco, o …