Como o Roacutan (isotretinoína) pode ajudar a eliminar sua Acne
Justamente na época da adolescência é onde surge a famigerada acne conhecida também como “espinha”, logo na epoca onde a imagem é tão importante elas aparecem e muitas vezes diminuem muito a auto-estima do jovem, que muitas vezes se afastam dos amigos para evitar bulling e vergonha.
Existem muitos tratamentos para acne que geralmente são longos e deixam cicatrizes, por este motivo os jovens vem optando pela isotretinoína conhecida por Roacutan.
O Roacutan acaba com a acne em 6 a 8 meses em média, por isso é tão famoso entre as pessoas que procuram tratamento para espinhas. Ele age diretamente nas glândula sebáceas reduzindo o seu tamanho e reduzindo a secreção do sebo alterando sua composição além de evitar a obstrução da abertura do folículo piloso e de reduzir a inflamação.
Normalmente a melhora é notada desde o começo do tratamento com Roacutan, porém é comum que uma piora aconteça entre a segunda e sexta semana. Esta piora vai desaparecer em breve com a evolução do tratamento.
Acne tratada com Roacutan: antes e depois
Efeitos colaterais do Roacutan
Como todo medicamento o uso Roacutan precisa de cuidado pois pode apresentar efeitos colaterais. A teratogenia que causa defeitos no feto sendo proibido seu uso por gestantes, sendo altamente recomendado teste de gravides antes do inicio do tratamento. A mulheres com vida sexual ativa precisam fazer uso de 2 métodos anticoncepcionais juntos pelo período de 30 dias após o termino do tratamento.
Se a mulher ficar gravida durante o tratamento ou até o mês seguinte do término, o risco de mal formação grave do feto e até aborto espontâneo é muito grande.
Os outros possíveis efeitos colaterais são reversíveis e, quando ocorrem, desaparecem após o término do tratamento:
- ressecamento labial (ocorre em 100% dos casos);
- ressecamento das mucosas bucal, nasal e ocular;
- queda de cabelo;
- sangramento nasal (devido ao ressecamento da mucosa);
- ressecamento intenso da pele;
- dores musculares e nas articulações;
- dor de cabeça;
- aumento do colesterol e triglicerídeos (orientações para controle);
- alterações das enzimas hepáticas.
Cuidados
- A pele fica mais sensível ao sol, devendo ser protegida com o uso de filtros solares;
- É recomendado o uso de umectantes labiais para evitar rachaduras;
- Usuários de lentes de contato podem necessitar de lubrificantes oculares com maior frequência;
- Não tomar antibióticos do tipo tetraciclina ou seus derivados devido à possibilidade de surgirem efeitos colaterais resultantes da interação entre os medicamentos;
- O remédio deve ser ingerido após as refeições;
- Deve-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento
- Orientações alimentares para controle dos níveis do colesterol e triglicerídeos devem ser seguidas.
Roacutan é em geral muito seguro desde que seu tratamento seja acompanhado por um médico. Os efeitos colaterais são bem conhecidos e podem ser controlados, desde que os exames sejam solicitados pelo dermatologista.