Home / Notícias Corporativas / Banho na rotina do bebê é importante para a qualidade do sono

Banho na rotina do bebê é importante para a qualidade do sono

Uma das principais preocupações de pais e mães de recém-nascidos é o estabelecimento de uma rotina de sono adequada para os pequenos, que, muitas vezes, ainda não conseguem distinguir o dia da noite. Um período de sono tranquilo desempenha um papel importante no crescimento e bem-estar dos bebês, pois é durante o sono que ocorre a liberação do hormônio do crescimento, essencial para o seu desenvolvimento.

Além disso, uma boa noite de sono ainda está ligada a diversos benefícios para a criança, entre eles, a consolidação da memória e o fortalecimento do sistema. Não menos importante é o impacto que o sono adequado exerce sobre o bem-estar, contribuindo para que o bebê fique mais alegre e bem-humorado.

Nesse contexto, o banho desempenha um papel importante na rotina de sono do bebê. A Dra. Paula Colpas¹, dermatologista e consultora de TheraSkin®, conta que criar uma rotina do sono faz com que a criança entenda que o momento de dormir está chegando, portanto, é importante que os rituais sejam feitos sempre no mesmo horário. Entre estes rituais, está o banho, uma ferramenta muito útil para relaxar o bebê, proporcionando sensação de conforto.

O maior ponto positivo do banho está na regulação da temperatura corporal. Durante o banho, a temperatura do corpo aumenta, e ao sair, ela diminui gradativamente, sendo associada ao início do sono, preparando o bebê para adormecer. Proporcionar um ambiente com luzes mais baixas e sons mais suaves também ajuda a relaxar o bebê.

A médica ainda detalha que, pelo fato de a pele do bebê ser muito sensível, o uso de produtos que acalmem o bebê por meio do sensorial pode ser uma boa estratégia no ritual do sono: “a camomila, por exemplo, é um ingrediente natural que funciona muito bem para acalmar os bebês e encaminhá-los para o sono”, explica.

A sensibilidade da pele do bebê deve ser um ponto de atenção para os pais, pois as assaduras e/ou alergias causam irritação e podem alterar o sono. A Dra. Paula orienta para que, na hora do banho, sejam usados produtos com menos componentes químicos possíveis: “Ingredientes naturais na composição dos produtos fazem com que a possibilidade de qualquer reação adversa, como alergias ou assaduras, seja menor”, conta.

Estabelecer uma rotina de sono consistente, incluindo o banho como parte integrante desse ritual, não só ajuda a criança a dormir melhor, mas também ajuda a promover seu desenvolvimento e bem-estar. Portanto, é essencial que os pais reconheçam a importância do sono na vida de seus filhos e incorporem essas práticas em sua rotina diária.

¹Dra. Paula Tavares Colpas (CRM/SP: 129556 – RQE: 34206), médica dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

About DINO

Check Also

STF amplia licença-maternidade para trabalhadoras autônomas

Uma nova decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) ampliou, por seis votos a cinco, o …