Home / Notícias Corporativas / Internacionalizar negócios amplia competitividade

Internacionalizar negócios amplia competitividade

O Brasil é conhecido por seu espírito empreendedor, e os números falam por si só. Em 2023, o país somou 90 milhões de empreendedores, de acordo com a pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo. Este cenário dinâmico é impulsionado pela determinação e criatividade dos brasileiros, que veem na iniciativa uma forma de realizar seus sonhos e contribuir para o crescimento econômico. Com o mundo cada vez mais globalizado, internacionalizar negócios pode ser uma ótima opção de expansão. Esse movimento de mercado tem motivado empresas especializadas, como a OneWorld International Partners (OWIP), a desempenhar um papel fundamental nesse processo, abrindo o caminho para os empreendedores que buscam explorar novos horizontes no exterior.

Apesar do ambiente favorável ao empreendedorismo, no Brasil, os empresários brasileiros enfrentam desafios, especialmente no que diz respeito à alta carga tributária. Em 2022, a carga tributária atingiu 33,71% do PIB, representando um aumento considerável em relação aos anos anteriores. Esse cenário é agravado pelo déficit fiscal do governo, que indica uma pressão adicional para aumentar a arrecadação, muitas vezes por meio de impostos sobre o consumo de bens e serviços.

Diante desses desafios, a internacionalização dos negócios surge como uma estratégia para os empresários brasileiros. Além de proporcionar vantagens fiscais, a expansão para outros mercados oferece oportunidades para aumentar a competitividade e acessar consumidores com maior poder aquisitivo. Conhecer o mercado externo, desenvolver networking são pontos importantes para internacionalizar com segurança.

A OWIP anualmente desenvolve encontros, nos Estados Unidos, criando uma sinergia entre empresas brasileiras e norte-americanas. O próximo International Business Summit acontece entre os dias 22 e 26 de maio, em Indianápolis, nos Estados Unidos. “Este evento reúne empresários de diferentes países em um ambiente de colaboração e aprendizado mútuo”, comenta Ricardo Cerqueira Leite, CEO da OWIP. A programação inclui palestras com especialistas, momentos de networking e experiências culturais, culminando na participação na corrida das 500 milhas de Indianápolis. “Será uma grande ocasião para explorar novas oportunidades de negócios, e conectar-se com líderes do setor”, afirma Cerqueira Leite. Experiências como o International Business Summit da OWIP podem ajudar o empreendedor a pensar, de maneira mais assertiva e estratégica, sobre a internacionalização dos seus negócios. 

Programação do evento

  • 22 de maio: DOING BUSINESS IN US** – Palestras com especialistas americanos sobre o ambiente de negócios nos EUA.
  • 23 de maio: DOING BUSINESS IN BRAZIL** – Apresentações de empresários brasileiros destacando seus negócios e cases de sucesso.
  • 23 de maio: JANTAR DE NEGÓCIOS** – Oportunidade para estreitar relacionamentos entre empresários americanos e brasileiros.
  • 24 de maio: CARB DAY** – Visita aos bastidores da corrida das 500 milhas de Indianápolis.
  • 25 de maio: FESTIVAL PARADE** – Celebração das tradições e história da corrida.
  • 26 de maio: 108 Indianapolis Motor Speedway** – A emoção da corrida mais famosa do mundo.

OWIP –  OneWorldPartners

International Business Summit – International-bs – OneWorldPartners

About DINO

Check Also

STF amplia licença-maternidade para trabalhadoras autônomas

Uma nova decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) ampliou, por seis votos a cinco, o …