Home / Notícias Corporativas / Índice de Confiança do Empresário da Indústria (ICEI) cresce

Índice de Confiança do Empresário da Indústria (ICEI) cresce

Em recente publicação realizada pelo Portal da Indústria através do estudo Sondagem Indústria da Construção, no mês de novembro de 2023, o Índice de Confiança do Empresário da Indústria (ICEI) da construção experimentou um acréscimo de 0,4 ponto em comparação a outubro de 2023. Segundo o relatório, essa elevação fez com que o número do indicador atingisse a marca de 53,1 pontos, apontando uma confiança mais robusta e disseminada. Porém, ao analisar os resultados é possível verificar que o índice permaneceu abaixo de sua média histórica.

Na publicação, que foi realizada em novembro, é verificado que, dentro dos componentes que compõem o ICEI, as expectativas desempenharam um papel, segundo o documento, importante, no avanço registrado no mês, apresentando um aumento de 0,6 ponto. O relatório aponta que a Confiança da Construção atingiu 55,7 pontos em novembro.

Segundo o mesmo relatório, as perspectivas dos empresários para suas próprias empresas mostraram um otimismo leve, com o índice subindo de 58,4 pontos para 58,8 pontos. Além disso, as expectativas para a economia brasileira revelaram uma menor inclinação ao pessimismo em relação a outubro.

José Antônio Valente, diretor da empresa de franquia de locação de equipamentos para construção civil Franquia Trans Obra afirma que ainda existe certo receio com economia no Brasil, mas que o apontamento feito no estudo em questão, de que o índice passou de 48,5 pontos para 49,3 pontos, pode ser um sinal de importante para ajudar a alavancar até mesmo investimentos no setor para os próprios meses. “Digo sobre esse investimento podendo vir das próprias empresas que perceberam essa melhoria nas métricas”.

Ainda segundo a publicação, à avaliação das condições atuais, permaneceu praticamente estável em comparação com outubro, com o índice passando de 47,8 pontos para 47,9 pontos. O documento afirma que a avaliação das condições atuais da economia brasileira, por um lado, foi menos pessimista em novembro, com um aumento de 43,8 pontos para 45,0 pontos. Por outro lado, segundo o relatório, o índice de condições atuais da empresa se afastou da linha de 50 pontos em direção ao campo negativo, registrando uma queda de 49,8 pontos para 49,3 pontos.

Perguntado sobre o assunto, José Antônio, afirmou que o mês de novembro de 2023 testemunhou um aumento no Índice de Confiança do Empresário da Indústria da construção, impulsionado principalmente pelas expectativas mais otimistas para as empresas e a economia brasileira. “Acredito que com uma sequência de resultados mais próximos da linha média de 50 pontos a confiança do empresário da indústria aumente também”.

About DINO

Check Also

Calvin Klein Fragrances anuncia Idris e Sabrina Elba como o rosto da nova campanha da fragrância Calvin Klein ETERNITY AROMATIC ESSENCE

Calvin Klein, Inc., uma subsidiária integral da PVH Corp. (NYSE: PVH), e Calvin Klein Fragrances, …