Home / Notícias Corporativas / Estabilidade Geopolítica, Crescimento Inclusivo e Segurança Energética em destaque em Riade na Reunião Especial do Fórum Económico Mundial

Estabilidade Geopolítica, Crescimento Inclusivo e Segurança Energética em destaque em Riade na Reunião Especial do Fórum Económico Mundial

Hoje, a cidade de Riade convidou os líderes mundiais para a Reunião Especial do Fórum Económico Mundial sobre Colaboração Global, Crescimento e Energia para o Desenvolvimento, a fim de promover diálogos e traçar medidas ambiciosas para enfrentar os desafios geopolíticos, sociais e económicos mais urgentes que a humanidade enfrenta.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240428704635/pt/

Sua Excelência Faisal Alibrahim, Ministro de Economia e de Planejamento da Arábia Saudita, convida os líderes internacionais presentesàRiad para a Reunião Especial do Fórum Econômico Mundial sobre Colaboração Global, Crescimento e Energia para o Desenvolvimento. (Photo: AETOSWire)

Sua Excelência Faisal Alibrahim, Ministro de Economia e de Planejamento da Arábia Saudita, convida os líderes internacionais presentesàRiad para a Reunião Especial do Fórum Econômico Mundial sobre Colaboração Global, Crescimento e Energia para o Desenvolvimento. (Photo: AETOSWire)

No seu discurso durante a Reunião Especial, Sua Alteza Real o Príncipe Abdulaziz bin Salman bin Abdulaziz Al Saud, Ministro de Energia da Arábia Saudita, disse que uma mudança energética justa e equitativa só será alcançada usando diversas fontes de energia a fim de diversificar o mercado global de energia. Segundo Sua Alteza Real, o acesso a energia segura e sólida é fundamental para permitir que pessoas e comunidades de nações emergentes alcancem um desenvolvimento económico significativo.

Como parte da sessão “De norte a sul, de leste a oeste: Reconstruindo a Confiança”, Sua Alteza Real o Príncipe Faisal bin Farhan Al Saud, Ministro dos Negócios Estrangeiros da Arábia Saudita, moderou uma discussão sobre a abordagem de desafios cruciais por meio da cooperação, falando também sobre a necessidade de resolver a crise humanitária em Gaza através de “um compromisso genuíno com uma solução de dois Estados que seja um caminho credível e irreversível para um Estado Palestino”.

No primeiro Fórum Económico Mundial hospedado fora de Davos, Sua Alteza Real Reema Bandar Al-Saud, embaixadora do Reino da Arábia Saudita nos Estados Unidos da América, falou sobre o despertar cultural do Reino, dizendo: “neste momento, o que estamos a assistir é um renascimento deste país que se apaixona pela sua herança e património cultural”.

Sobre o progresso da “Saudi Vision 2030”, Sua Excelência Adel Aljubeir, Ministro de Estado dos Negócios Estrangeiros da Arábia Saudita, afirmou: “Queremos construir um país diversificado, inclusivo, baseado em tecnologia, que concorra no mundo e faça parte do sistema de comércio global”.

Ao inaugurar o primeiro dia da Reunião Especial, Sua Excelência Mohammed Aljadaan, Ministro das Finanças da Arábia Saudita, indicou que, para o planeamento a longo prazo, os países precisam ser ágeis ao lidar com os desafios económicos, fazendo ajustes de acordo com as circunstâncias.

Em paralelo, Sua Excelência Abdullah Alswaha, Ministro de Comunicações e Tecnologia da Informação da Arábia Saudita, abordou a ligação entre inteligência artificial e crescimento económico, afirmando que “não se trata de um ponto de inflexão, mas de um ponto de transição na humanidade”, ressaltando ainda como a Arábia Saudita tem reforçado a difusão da IA (Inteligência Artificial) em vários setores.

“Em apenas cinco anos, o setor de turismo da Arábia Saudita quase dobrou, passando de 35 mil milhões de dólares para 66 mil milhões de dólares, e nosso objetivo é chegar a 80 mil milhões de dólares este ano”, afirmou Sua Excelência Ahmed Al-Khateeb, Ministro do Turismo da Arábia Saudita.

Durante evento de dois dias, o Ministro de Economia e de Planeamento da Arábia Saudita, Sua Excelência Faisal Alibrahim, desejou aos líderes mundiais as boas-vindasà“plataforma de crescimento global” em que a Arábia Saudita se tornou no âmbito da “Saudi Vision 2030” e enfatizou a importância de criar uma economia global mais abrangente, “em que todas as nações tenham a oportunidade de prosperar, independentemente de seu património ou condição”.

*Source: AETOSWire

Contato:

Wooud Alquaied

walquaied@mep.gov.sa

Fonte: BUSINESS WIRE

About DINO

Check Also

STF amplia licença-maternidade para trabalhadoras autônomas

Uma nova decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) ampliou, por seis votos a cinco, o …