Home / Notícias Corporativas / Ayurveda é uma medicina tradicional do passado, presente e futuro

Ayurveda é uma medicina tradicional do passado, presente e futuro

A Índia, país que atualmente ocupa a quinta maior economia do mundo, estando à frente da França, Reino Unido e Canadá, não poupa esforços ao investir em um dos mais antigos sistemas de medicina tradicional do planeta: o Ayurveda. 

Ayurveda é o nome da medicina tradicional (MT) nascida há milhares de anos na Índia, com suas práticas registradas em antigos tratados escritos na língua sânscrita. Apesar de milenar, o Ayurveda não habita o passado, é hoje um assunto de interesse para a Organização Mundial de Saúde, que em 2022 inaugurou na Índia o Centro Global de Medicinas Tradicionais, investindo em pesquisas sobre Ayurveda e na difusão deste sistema pelo mundo. 

“A saúde na Índia é gerida por dois ministérios, um é o Ministério da Saúde e do Bem-estar da Família e o outro é o ministério de AYUSH (que contempla o Ayurveda). Na Índia, existem mais de 3 mil hospitais de Ayurveda, mais de 17 mil clínicas, mais de 40 mil vaidyas (profissionais de Ayurveda) e mais de 7 mil indústrias farmacêuticas especializadas em medicamentos do Ayurveda. Então olhem para essa infraestrutura, ela é enorme”, comenta o secretário do Ministério de AYUSH, dr. Rajesh Kotecha. 

O Ayurveda chegou ao Brasil nos anos 1980 e atualmente é ensinado por escolas que estabelecem relações com instituições indianas e integra também a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS.  

O brasileiro Fabio Goulart, diretor do Instituto Ayur Nidhi, é um dos profissionais que trazem a prática para o Brasil. Ele conta que, há mais de uma década, visita anualmente hospitais de Ayurveda, tornando a Índia a sua segunda casa. Através de suas viagens, construiu relações com profissionais e instituições do país. Recentemente, teve sua dedicação reconhecida, recebendo de um hospital referência na Índia o prêmio “Ícone jovem vaidya”, segundo ele, algo muito significativo para um representante do Ayurveda proveniente de outro país.  

“A Índia é uma grande referência para mim e fico muito feliz em perceber como o Ayurveda vem amadurecendo aqui no Brasil. Procuro contribuir ao máximo com esse processo”, comenta Fabio Goulart. 

Outras pessoas também se destacam no cenário do Ayurveda no Brasil e desbravam novos caminhos para que a população possa usufruir dos benefícios da medicina.

Assim como ocorre no Brasil, o Ayurveda tem se desenvolvido em outros países do globo e parece ter sobrevivido todos estes séculos para habitar também o futuro.  

About DINO

Check Also

Cirurgião plástico explica o que é o sutiã interno

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, existem diferentes procedimentos que podem modificar …