Home / Notícias Corporativas / Trupe de Truões participa do Dia de Doar em busca de parceria para projeto

Trupe de Truões participa do Dia de Doar em busca de parceria para projeto

No próximo dia 29 de novembro, será realizada a edição 2022 do Dia de Doar, e a Trupe de Truões, cia. de teatro de Uberlândia-MG, que completou 20 anos em 2022, participará desta edição com a proposta de parceria para a realização de uma temporada do espetáculo “Zapato Busca Sapato”.

O Dia de Doar é uma iniciativa que visa estimular a doação de pessoas físicas, empresas e organizações, e tem papel fundamental ao mostrar que todos podem participar, fortalecendo o hábito de doar como parte do cotidiano das pessoas. Já as organizações sem fins lucrativos podem realizar ações para receber doações, virtuais ou presenciais.

Dentro desse movimento, a Trupe de Truões está com uma campanha ativa no site “Abrace uma Causa”, uma plataforma digital que automatiza e possibilita a destinação do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). “Nós estamos com um projeto de circulação “Zapato Busca Sapato” aprovado na Lei Roanet e iniciamos essa campanha para conseguir patrocinadores pessoas físicas. Uma oportunidade para que as pessoas possam ter acesso à cultura e ao teatro”, comenta a coordenadora de Comunicação do grupo, Amanda Barbosa.

O projeto prevê apresentações teatrais aliadas a ações de mediação cultural, com o oferecimento de atividades artístico-pedagógicas para formação de público e espectador tendo em vista alunos de escolas públicas. “A intenção é passar pelas cidades de Uberlândia-MG, Vitória-ES, Joinville-SC e São Francisco do Sul-SC, com duas apresentações gratuitas para a população”, explica Amanda Barbosa.

O espetáculo

Zapato Busca Sapato é o encontro de dois grupos dedicados ao teatro para crianças e jovens nas Américas: La Máquina Teatro no México e Trupe de Truões no Brasil, adicionado a colaboração dramatúrgica de Rogério Manjate, poeta, escritor e ator de Moçambique. Juntos os dois grupos fizeram temporadas no Brasil e no México, e foram selecionados para participar do Congresso da Associação Internacional de Teatro para Infância e Juventude – ASSITEJ, que foi realizado em maio de 2017 em Cape Town, na África do Sul. As duas companhias seguem com suas montagens, uma brasileira e outra mexicana, desde 2017, e se encontraram em eventos internacionais para realizarem juntas as apresentações teatrais.

A história começa com o despertar de um pequeno sapato que nasceu sozinho em sua caixa, na Cidade do México. Na busca por seu companheiro, ele viaja ao Brasil e logo a Moçambique, onde encontra um menino com uma perna só que o adota. “A aventura do sapato solitário conduz a uma reflexão sobre o reconhecimento de ser diferente. A obra é um convite para sensibilizar sobre o racismo e a discriminação, uma alegoria a negritude como uma raiz comum de países como México onde os indígenas andam descalços, ou no Brasil onde os escravos não podiam usar calçados, ou em Moçambique, onde muitas crianças, vítimas das minas terrestres, usam um só sapato”, comenta Amanda Barbosa. 

Sobre o Dia de Doar

O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday.

No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. Liderado pela ABCR, o Dia de Doar faz parte da rede do Movimento por uma Cultura de Doação e, neste ano, conta com a parceria do Instituto Mol.

A Trupe de Truões

A Trupe de Truões é um grupo de teatro profissional de Uberlândia-MG, fundado em 2002, como núcleo regional do CBTIJ (Centro Brasileiro Teatro para a Infância e Juventude) e Ponto de Cultura.

O propósito do grupo é criar experiências teatrais que inspirem formas sensíveis de pensar e agir.

Como apoiar a Trupe de Truões

A pessoa física que se identifica com os valores do grupo e acredita na trajetória da Trupe de Truões, pode contribuir com a manutenção do trabalho, possibilitando a continuidade dos projetos que garantem que o acesso ao teatro seja um direito universal.
Para isso, basta acessar: www.trupedetruoes.abraceumacausa.com.br.

As doações podem ser feitas até o dia 29 de dezembro de 2022.

About DINO

Check Also

Empresa explica sobre como evitar a queda de tensão

A queda de tensão é um problema que pode causar diversos transtornos para a instalação …