Home / Notícias Corporativas / TauRx apresentará dados de dois anos do estudo de fase III do HMTM na doença de Alzheimer na Conferência AD/PD™ 2024 em março

TauRx apresentará dados de dois anos do estudo de fase III do HMTM na doença de Alzheimer na Conferência AD/PD™ 2024 em março

A TauRx Pharmaceuticals Ltd., líder global em pesquisa baseada em Tau na doença de Alzheimer (DA), anunciou hoje que a empresa apresentará os dados de 24 meses de seu estudo LUCIDITY de Fase III do mesilato de hidrometiltionina (HMTM) na próxima Conferência AD/PD™ 2024 sobre Doenças de Alzheimer e de Parkinson, de 5 a 9 de março de 2024, em Lisboa, Portugal.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240205432631/pt/

Professor Claude Wischik (Photo: Business Wire)

Professor Claude Wischik (Photo: Business Wire)

O Professor Claude Wischik, cofundador, CEO e presidente-executivo da TauRx, apresentará dados, incluindo detalhes da fase final de 12 meses do estudo, indicando a manutenção de sujeitos com comprometimento cognitivo leve devidoàdoença de Alzheimer nos escores cognitivos iniciais. Um painel, moderado pelo Dr. Serge Gauthier e incluindo o Professor Henrik Zetterberg, o Professor Alistair Burns e o Dr. David Watson, discutirá a relevância desses dados e o impacto potencial do HMTM nas pessoas que vivem com Alzheimer.

“Acreditamos que a apresentação e a discussão desses dados representam um passo importante em nossa missão de levar às pessoas que vivem com Alzheimer e seus entes queridos um tratamento oral seguro e eficaz ao qual elas poderão ter acesso”, disse o Professor Claude Wischik. “A doença de Alzheimer é um problema global, que afeta milhões de pessoas de alguma forma em algum momento, e estamos determinados a ajudar as pessoas afetadas por essa doença.”

O HMTM foi concebido para intervenção precoce visando modificar a doença, desacelerando a progressão da DA. Se aprovado, o HMTM será o primeiro tratamento oral anti-tau com um perfil de segurança consistente que requer testes e monitoramento mínimo. Esse perfil simplificado promoverá acessibilidade e acessibilidade para as pessoas que vivem com Alzheimer.

Na conferência, a TauRx apresentará os dados durante uma discussão moderada em painel às 13h50 CET (Horário da Europa Central) em 7 de março (Resumo #2363; “Principais resultados de 24 meses do estudo clínico de Fase III LUCIDITY na DA mostram atividade combinada modificadora de doença e sintomática para HMTM”) e realizará uma sessão adicional de perguntas e respostas em 9 de março. O Professor Wischik também participará de uma discussão em fórum “Terapias anti-tau em estudos clínicos – quais são os desafios e oportunidades para uma terapia racional?” em 8 de março.

A TauRx iniciou o envolvimento regulatório no Reino Unido e nos EUA para a aprovação do produto pretendida. Outros territórios seguirão segundo os planos para a comercialização em larga escala do HMTM.

Para informações adicionais, visite: https://taurx.com/ ou https://adpd.kenes.com/.

PATOLOGIA DA TAU NA DOENÇA DE ALZHEIMER

Por meio de programas de pesquisa dedicados, entende-se que determinados fatores relacionadosàidade levam ao desdobramento eàagregação das proteínas tau eàformação subsequente de emaranhados tau na doença de Alzheimer. A agregação patológica da proteína tau interrompe e danifica a função neuronal. O processo começa muitos anos antes do aparecimento dos sintomas de demência. Foi comprovado que a patologia tau se correlaciona com o declínio clínico (perda de memória e capacidade de cuidar de si mesmo) comumente observado em pessoas com Alzheimer, estabelecendo-a como um alvo importante para o tratamento. O HMTM é principalmente um inibidor da agregação tau, que atravessa com eficácia a barreira hematoencefálica para atingir a fonte desse processo prejudicial. Sua ação farmacológica secundária é sintomática, pois aumenta os níveis de acetilcolina em partes do cérebro essenciais para as funções de memória.

SOBRE O ESTUDO LUCIDITY

Concluído em junho de 2023, o LUCIDITY foi um estudo clínico controlado randomizado de Fase III comparando a mudança ao longo de 12 meses nos resultados cognitivos, funcionais e de atrofia cerebral nas doses de HMTM de 16 mg/dia, 8 mg/dia e cloreto de metiltionínio (MTC) na dose de 4 mg duas vezes por semana como controle em uma randomização de 4:1:4, com uma subsequente fase de extensão aberta às cegas de 12 meses, na qual todos os participantes receberam 16 mg/dia.

SOBRE A TAURx PHARMACEUTICALS LTD

A TauRx foi fundada em 2002 em Singapura, com instalações e operações de pesquisa primária em Aberdeen, no Reino Unido. A empresa dedicou as duas últimas décadas ao desenvolvimento de tratamentos e diagnósticos para a doença de Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas decorrentes da agregação patológica da tau e de outras proteínas.

A doença de Alzheimer é uma das principais causas de incapacidade e morte no mundo e é um dos mais importantes problemas de saúde pública global. A TauRx contribuirá para atender a essa necessidade não atendida com os dados do LUCIDITY e com a busca de aprovações regulatórias, de acordo com seus planos gerais de disponibilizar o HMTM para pessoas com Alzheimer. Pesquisas futuras estão planejadas para outras doenças neurodegenerativas relacionadas. https://taurx.com/

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Kirstie Rennie

Kirstie.rennie@weareaspect.com

Fonte: BUSINESS WIRE

About DINO

Check Also

Brasil tem aumento de cirurgias plásticas em homens

Buscando melhorar aspectos do rosto e corpo, o bem-estar e a vaidade, o público masculino …