Home / Notícias Corporativas / Rota Romântica apresenta roteiro alternativo na Serra Gaúcha

Rota Romântica apresenta roteiro alternativo na Serra Gaúcha

A Rota Romântica é uma das formas de sair de Porto Alegre com destino a Gramado e Canela. Trata-se de uma estrada bastante arborizada, localizada entre a planície do Vale dos Sinos e do planalto da Serra Gaúcha.

A rota conecta 14 municípios gaúchos colonizados por europeus: São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula.

O nome da estrada foi inspirado na rota da Alemanha que carrega o mesmo nome. A Rota Romântica da Alemanha abrange 27 cidades e mais de 300km, bem parecida com a brasileira. A alemã, assim como a gaúcha, é reconhecida pelos belos cenários e pela natureza muito presente.

Aliás, a paisagem é o principal atrativo da Rota Romântica. No outono, as folhas dos plátanos deixam tudo em um tom de dourado. Durante o inverno é quando podem acontecer as geadas e quando a cerração é mais frequente. Na primavera, o caminho fica todo florido. Já no verão, é vez das hortênsias colorirem a Rota Romântica.

“Os períodos de maior visitação de turistas ocorrem no outono e inverno, durante os meses de maio a julho, e também no período de festividades natalinas. Temos também um novo público, que surgiu após a pandemia, que tem buscado atrativos ao ar livre, como parques, praças, caminhadas. Com a retomada dos eventos, estes também têm atraído um número significativo de visitantes, inclusive batendo recordes de público.”, comentou Terezinha Haas, diretora e presidente da Associação Rota Romântica.

A Rota Romântica tem um total de 350 km, mas se a ideia é sair da capital, Porto Alegre, até Gramado, o percurso tem por volta de 135 km. É preciso seguir pela BR-116 até Nova Petrópolis e logo após pegar a ERS-235, que liga Nova Petrópolis a Gramado. 

A cultura germânica aparece durante todo o trajeto, seja nos restaurantes com pratos típicos nas cidades ou pelas construções no estilo enxaimel, que é a arquitetura típica germânica.

A Rota Romântica já esteve em algumas listas de estradas mais bonitas e charmosas para se fazer de carro no Brasil, como foi colocada pela Roda Brasil em 2019. Entre os motivos estão os atrativos naturais, os variados eventos ao decorrer do ano, as atrações culturais, assim como as opções de compras e diversidade gastronômica.

About DINO

Check Also

STF amplia licença-maternidade para trabalhadoras autônomas

Uma nova decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) ampliou, por seis votos a cinco, o …