Home / Notícias Corporativas / Reforma transforma imóvel de 1979 em uma casa contemporânea

Reforma transforma imóvel de 1979 em uma casa contemporânea

Uma reforma transformou uma casa construída no final da década de 1970, em Curitiba. O projeto arquitetônico e de interiores assinado pela arquiteta Soraya Surdi atualizou a residência abrindo espaços para ambientes que privilegiam o convívio social.

Segundo a arquiteta, o local foi passado ao único filho de um casal de alemães como herança e guardava lembranças da família. Os proprietários tinham a possibilidade de construir do zero em outro local da cidade ou reformar a casa em que já moravam, mas havia muitas dúvidas da parte deles se era realmente possível fazer uma transformação tão grande.

“Para mim, a questão central é que eles tinham um grande apego pela residência e, apesar dos grandes desafios, queriam continuar morando no mesmo lugar. O desafio foi modernizar a estrutura e manter a memória afetiva”, conta a Soraya.

Mudança Estrutural

Localizada em um dos bairros mais valorizados e calmos da capital paranaense, a residência passou por muitas mudanças ao longo dos seus mais de 40 anos. Além de descaracterizar o projeto original, elas ainda não atendiam todas as necessidades do casal e das duas filhas.

“Era uma casa com muitos cômodos segmentados que foram sendo agregados com o tempo. Era necessário modernizar toda a estrutura, trazer mais iluminação natural e ampliar os espaços. Isso passava necessariamente por uma grande mudança estrutural, além de um novo layout que desse uma unidade visual e trouxesse a casa para 2023”, conta a arquiteta.

Entre as mudanças na planta, houve a necessidade de ampliar o número de cômodos no pavimento superior, aumentar o pé direito e modificar o telhado. No novo desenho, a opção foi por um projeto estrutural metálico que permitiu que a casa de 450 m², passasse a ter 600 m². Foram trocadas todas as esquadrias e os elementos de acabamentos.

No piso superior, além de quartos separados para as duas filhas, o casal ganhou uma ampla suíte com um closet de 63 m².

Convívio e conforto

Os espaços de convivência ganharam atenção especial nesse projeto. Todo o piso térreo agora se integra ao quintal, com piscina e jardim. São duas lareiras, uma interna e outra externa, que foram construídas em nichos rebaixados para aumentar a sensação de aconchego. O espaço gourmet está integrado à piscina e ao spa por meio de grandes portas de vidro.

A adega ocupa um espaço central no novo projeto de interiores. Ela está no centro da casa, seu teto foi revestido com caixas de vinho e ganhou uma tela retroiluminada com o desenho da planta do imóvel, construído em 1979. “Quando recuperamos o projeto original, percebi o quanto aquilo era especial para eles. Resolvi trazer essa referência como uma forma de homenagear a história da família”, conta Soraya.

Com relação ao conforto e à segurança foram implantados na residência sistemas de água quente com aquecimento solar, automatização completa, monitoramento de vigilância e aquecimento de piso nos banheiros. Um dos pedidos especiais da família foi a instalação de um projeto de sonorização que permitisse a integração dos espaços internos e externos da casa. “Toda celebração pede uma trilha sonora. Eles fizeram questão de garantir também a qualidade do som para vivenciar esses momentos festivos de convívio com os amigos”, conclui a arquiteta.

Fotos: Marcelo Stammer

Serviço:

Soraya Surdi Arquitetura

Rua Cel. João de Mattos Guedes, 164, Ahú, Curitiba, PR

Fone: (41) 3015 3579 
(41)99141-3579

soraya@surdiarquitetura.com.br

@sorayasurdiarquitetura

facebook.com/sorayasurdiarquitetura

About

Check Also

Empresa explica sobre como evitar a queda de tensão

A queda de tensão é um problema que pode causar diversos transtornos para a instalação …