Home / Notícias Corporativas / O desemprego e suas consequências são retratadas em livro

O desemprego e suas consequências são retratadas em livro

Visando abordar sobre as causas do desemprego e o que se enfrenta ao tentar uma recolocação no mercado de trabalho, Luís Alberto Alves lança o livro “O Flagelo do Desemprego”. Com prefácio do jornalista Vitor Nuzzi, a obra, baseada em fatos reais, narra a experiência vivida pelo autor, que se espelha com a realidade de quase 14 milhões de desempregados no país, de acordo com o IBGE.

O autor faz uma análise crítica do seu ponto de vista sobre como o mercado de trabalho enxerga o profissional. E como a ausência de um trabalho fixo afeta em diversos aspectos, tais como o padrão de vida de uma família, e também questões emocionais, frisando a depressão como um sintoma causado pelo desemprego em alguns casos.

“O que descrevo neste livro é mais que economia real. É a realidade. Quando lemos sobre o desemprego ou fechamento de uma fábrica, nem sempre lembramos que aqueles números são pessoas. Gente como você, ou eu, que saía de casa para trabalhar e se vê sem trabalho, sem recursos, sem respeito, sem chão”, desabafa Alves.

Ele destaca que o próprio trabalho pode ser uma fonte de sofrimento mental, e que a falta de trabalho e de emprego, pode desestruturar uma pessoa ou uma família. “Em minha narrativa, mostro o que pensa, sente e sofre um desempregado”, completa Alves.

Ainda de acordo com o autor, em época de desemprego a fé entra em campo para tentar manter o astral elevado. “Reclamar da situação não surtiu nenhum efeito prático, pelo contrário, piorou a situação dentro de casa. Filhos e esposa recusam aceitar a realidade da falta de emprego e discussões se tornam rotina. Afinal de contas, passado o período de luto pela perda do trabalho, a vida precisa voltar ao eixo.” observa.

About DINO

Check Also

Empresa explica sobre como evitar a queda de tensão

A queda de tensão é um problema que pode causar diversos transtornos para a instalação …