Home / Notícias Corporativas / No primeiro trimestre, aeroportos do Nordeste ultrapassam índices pré-pandemia

No primeiro trimestre, aeroportos do Nordeste ultrapassam índices pré-pandemia

Segundo levantamento realizado pelo Ministério do Turismo, disponibilizado pelo portal Gov.br, os aeroportos de Maceió (AL), Recife (PE) e de Juazeiro do Norte (CE) ultrapassaram o índice anterior à pandemia de Covid-19, da movimentação de passageiros . Os terminais das capitais de Alagoas e Pernambuco mostraram, respectivamente, índices 12,9% e 3,15%, no primeiro trimestre de 2022, superiores aos do mesmo período de 2020. O aeroporto do Ceará, por sua vez, apontou crescimento de 10,6%. Os dados foram divulgados no dia 4 de maio deste ano.

Os aeroportos de Natal (RN), Salvador (BA) e Fortaleza (CE) estavam, na ocasião, próximos de passarem o registrado nos três primeiros meses de 2020. O terminal potiguar permaneceu apenas 1,4% abaixo da movimentação de passageiros, apenas, apontado há dois anos. Os da Bahia e Ceará marcaram, aproximadamente, 8% e 9%, respectivamente, abaixo do constatado no período anterior à pandemia da Covid-19.

O ministro do Turismo salientou a importância que a região possui para o turismo do Brasil e o que os resultados simbolizam para o setor. “São dados que mostram a força e a dedicação do nosso setor em retomar as viagens pelo país, que geram emprego e desenvolvimento para diversas regiões. Além, é claro, de demonstrar o interesse e a procura do brasileiro por viagens, conhecendo ou redescobrindo as belezas naturais da nossa região”, afirma.

Turismo avança 88% após retomada de eventos em São Paulo

Ainda sobre turismo, o que engloba a atividade do tradutor juramentado, por exemplo, segundo o Índice Mensal de Atividade do Turismo (Imat), medido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (Fecomercio SP), pelo portal IG, foi registrada uma alta de 88% na capital de São Paulo, no mês de março deste ano, ante ao mesmo mês do ano passado. A elevação aconteceu após a volta de eventos com público na cidade.

Dentre as variáveis que fazem parte do índice, a taxa de ocupação hoteleira foi a protagonista, com elevação de 20,8% ante o mesmo período de 2021. Além disso, também aumentou, no mês, a movimentação em terminais rodoviários: aproximadamente, um milhão de passageiros circularam pelas rodoviárias da capital, um número 600 mil acima do registrado em março de 2021. Nos aeroportos de São Paulo, Congonhas e Guarulhos, a movimentação, no mês, foi de 3,9 milhões de passageiros, aumento de 14,6% na comparação anual.

About DINO

Check Also

Movimento Bem Maior fomenta cultura de doação em todo o país

Com a ideia de apoiar e oferecer bases aos projetos sustentáveis e de capacitação junto …