Home / Notícias Corporativas / Empresa adapta sistema ABS de frenagem para bicicletas elétricas

Empresa adapta sistema ABS de frenagem para bicicletas elétricas

Uma empresa alemã decidiu adaptar soluções usadas em automóveis para as bicicletas elétricas quando se trata de frenagem . Seu novo sistema monitora a velocidade das rodas e dosa a frenagem seguindo objetivos diferentes.

O principal deles, é a função básica do ABS: evitar que as rodas travem, diminuindo a distância necessária de parada. Isso ocorre através da dosagem dos freios hidráulicos da bike, que também são ligados ao sistema. Quando os pneus travam, e o ciclista se desequilibra, o próprio atuador escolhe a pressão feita pelos freios.

Utilizado para bikes elétricas, o ABS também inclui sensores na roda de trás. Assim, a frenagem dianteira também leva em conta um eventual “grau ao contrário” dado pelo ciclista.

Com isso, o que já é muito utilizado nos freios dos automóveis, passa a também beneficiar os ciclistas, oferecendo mais segurança e controle nas frenagens.

A empresa em questão desenvolveu quatro modos de atuação do ABS:

Um modelo feito para quem leva bebês, mochilas de delivery ou outros objetos pesados de carona; como a inércia é maior nesses casos, o ABS funciona mais sutilmente, evitando perda de controle. Outro, que é feito para deslocamentos a sós em trechos urbanos. Nele, a preocupação com o levantamento da roda traseira é maior, então a frenagem é menos agressiva.

Também o que é para pavimentos de cascalho e vias de qualidade ruim e, por último, foi desenvolvido para trilhas, focando no equilíbrio do ciclista e usando os sensores ao máximo para detectar variações bruscas no pavimento.

Para usufruir dos freios ABS é preciso procurar bicicletas elétricas que saiam de fábrica com o recurso. O sistema não pode ser instalado em bicicletas elétricas usadas.

As bicicletas elétricas possuem alta tecnologia e cada vez mais se adaptam ao trânsito do dia a dia proporcionando segurança e conforto aos seus usuários. Também é possível verificar no mercado a diminuição de custo deste tipo de produto conforme aumenta a oferta.

About DINO

Check Also

Toxina botulínica pode prevenir envelhecimento do pescoço

Uma análise feita por pesquisadoras do Centro de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Oswaldo Cruz concluiu …