Home / Notícias Corporativas / Ecofuturo integra oficialmente a Década das Nações Unidas

Ecofuturo integra oficialmente a Década das Nações Unidas

O Instituto Ecofuturo, organização sem fins lucrativos mantida pela Suzano, é oficialmente um actor da Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas, da ONU (Organização das Nações Unidas). A integração à campanha é fruto das iniciativas de restauração e conservação desenvolvidas no Parque das Neblinas, reserva ambiental da Suzano – empresa que é referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, e gerido pelo Ecofuturo.

Liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a campanha busca acelerar a restauração e a conservação de áreas naturais em 10 anos – de 2021 a 2030 –, para deter a degradação dos ecossistemas e evitar que as mudanças climáticas cheguem a um ponto irreversível.

O Instituto foi oficializado como um “actor” da iniciativa, ou seja, uma entidade que desenvolve programas de conservação e restauração, além de aconselhar, apoiar ou facilitar atividades relacionadas ao tema. Esta é uma oportunidade para ampliar a visibilidade do trabalho desenvolvido, colaborar com a implementação das iniciativas e alinhar a atuação com políticas internacionais de sustentabilidade.

Para a aprovação, foi considerado o trabalho realizado há mais de duas décadas na área do Parque das Neblinas, que possui 7 mil hectares de Mata Atlântica em diferentes estágios de regeneração, protege 1.330 espécies de fauna e flora já registradas no local e abriga 530 nascentes formadoras de rios da região. A gestão da reserva opera atividades de ecoturismo, pesquisa científica, educação ambiental, manejo e restauração florestal e participação comunitária.

“Estamos em uma fase decisiva para o nosso planeta, precisamos agir agora para restaurar e conservar nossos ecossistemas e contribuir para retardar os efeitos das mudanças climáticas e a perda da biodiversidade. Este deve ser um compromisso adotado por todos e todas, pois, agindo em conjunto, é possível construir um hoje e amanhã mais sustentáveis. Integrar esta campanha é um reforço de que estamos no caminho certo por meio do trabalho que desenvolvemos”, afirma Paulo Groke, Diretor Superintendente do Instituto Ecofuturo.

Segundo dados da ONU, até 2030 será necessário restaurar mais de 350 milhões de hectares de ecossistemas terrestres e aquáticos degradados,  ação que pode possibilitar a remoção de 13 a 26 gigatoneladas de gases de efeito estufa da atmosfera.

O Ecofuturo e a Suzano buscam aprimorar as ações de sustentabilidade para contribuir para um futuro melhor para as próximas gerações e, para isso, atuam como protagonistas na conservação da natureza, desenvolvendo ações em suas áreas.

Organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 e mantida pela Suzano, o Instituto Ecofuturo contribui para transformar a sociedade por meio da conservação ambiental e promoção do conhecimento. Entre as principais iniciativas está a gestão do Parque das Neblinas, onde são desenvolvidas atividades de educação ambiental, pesquisa científica, ecoturismo, manejo e restauração florestal, e participação comunitária. Mais informações em: ecofuturo.org.brfacebook.com/InstitutoEcofuturo, youtube.com/institutoecofuturo e instagram.com/ecofuturo

Reconhecido pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o Parque das Neblinas é uma reserva ambiental da Suzano, gerida pelo Ecofuturo, com 7 mil hectares. No local, são desenvolvidas atividades de ecoturismo, pesquisa científica, educação ambiental, manejo e restauração florestal e participação comunitária.

A Suzano desenvolve soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Fabricante de celulose de eucalipto que atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade. Para mais informações, mais informações em: www.suzano.com.br. 

Planin – Assessoria de Imprensa da Suzano   

Angélica Consiglio, Beatriz Imenes e equipe – www.planin.com 

Contato: Eduarda Lopes, Thallyta Nunes e Maíra Telles

suzano@planin.com – Tel.: (11) 2138-8949

 

 

About DINO

Check Also

Empresa explica sobre como evitar a queda de tensão

A queda de tensão é um problema que pode causar diversos transtornos para a instalação …