Home / Notícias Corporativas / Tênis: Bia Haddad, do Esporte Clube Sírio, é vice-campeã do Aberto de Toronto

Tênis: Bia Haddad, do Esporte Clube Sírio, é vice-campeã do Aberto de Toronto

Neste domingo, 14 de agosto, Bia Haddad Maia tornou-se a primeira brasileira a disputar a final do Aberto de Toronto. Em jogo disputado, a tenista perdeu para a romena Simone Halep, por 2 sets, a 1 e assim ficou com o vice-campeonato. Com isso, Bia ganhou oito posições e tornou-se a 16ª do ranking mundial feminino, a melhor colocação de um tenista brasileiro – entre homens e mulheres – desde a era Gustavo Kuerten, número 1 do mundo entre 2000 e 2001.

Trajetória e os feitos históricos de Bia no torneio ATP de Toronto:

Bia Haddad Maia venceu a polonesa Iga Swiatek, tenista número 1 do mundo, por 2 sets a 1. Nas quartas de final, a brasileira venceu a suíça Belinda Bencic, número 12 do ranking e atual campeã olímpica em simples, com parciais de 2-6, 6-3 e 6-3. Já na semifinal venceu a tcheca Karolina Pliskova, por 2-0.

Com o feito, Bia ganhou oito posições e se tornou a 16ª do ranking mundial feminino, a melhor colocação de um tenista brasileiro, após a era Gustavo Kuerten, número 1 do ranking entre 2000 e 2001.

Trajetória no Sírio

Bia Haddad nasceu em 30 de maio de 1996, na cidade de São Paulo

Começou a jogar tênis aos 5 anos de idade na escola do Clube Sírio. Como juvenil chegou a ser a 15ª colocada no ranking mundial.

Na categoria foi vice-campeã de duplas de Roland Garros em 2012 e 2013.

Como profissional disputou a primeira final na WTA em 2017, sendo vice-campeã em Seul, no seu melhor ano como tenista profissional, alcançando a posição de 58 no ranking e terminando a temporada como 65ª. Disputou o seu primeiro torneio profissional em 2013, no WTA de Florianópolis.

No ano passado foi a tenista que mais jogos disputou entre o circuito masculino e feminino, ficando com um recorde de 76 vitórias em 101 jogos disputados. Começou 2021 na posição de número 359 e terminou na de 80. O ano foi marcado também pela vitória diante da número 3 do mundo, Karolina Pliskova. Outras grandes vitórias na carreira foram sobre Garbine Muguruza (Wimbledon 2018) e Sloane Stephens (Acapulco 2019 – 4ª do mundo na época).

Nas duplas foi campeã do WTA de Bogotá duas vezes, em 2015 e 2017, e nesta temporada começou com o título do WTA 500 de Sydney e o vice-campeonato do Australian Open, se tornando apenas a 3a. brasileira da história a alcançar a final de um Grand Slam.

Atual 73a colocada do ranking mundial de simples, Beatriz Haddad Maia está com o agenciamento da Linkinfirm, do ex-tenista profissional Marcio Torres, e com os patrocínios da Anga Asset Management, eQilibri, SMZTO, Joma, IRTB e Wilson.

About DINO

Check Also

Médicos defendem regulamentação para o uso de IA

A Inteligência Artificial (IA) está transformando o mundo em ritmo acelerado, impactando diversos setores, incluindo …