Home / Notícias Corporativas / Remédio para dor: três pilares para mapear as dores do varejo farmacêutico

Remédio para dor: três pilares para mapear as dores do varejo farmacêutico

Ao analisar o panorama do setor farmacêutico e as dores, não há mais tempo disponível para vislumbres e debates sobre a forma de solucionar determinado problema. A necessidade de inovação urge e faz parte de uma demanda de mercado, igual a qualquer outra que garanta a sobrevivência. A mudança adentrou no varejo farmacêutico não somente como um diferencial desejado, mas também como rotina.

Pensando em curto, médio e longo prazo, prospectar o que o varejo farmacêutico vai demandar nos próximos anos é uma matemática mais simples do que parece. Aliado a um cenário que respira a necessidade de inovação, existe a vantagem competitiva inerente aos produtos desenvolvidos com foco na saúde: como o setor precisa gerar confiabilidade, o tempo entre o “novo” (que gera curiosidade e é assunto nas rodas de conversas informais) e uma solução que o explora enquanto diferencial de mercado é maior.

Quando se trata das “dores”, no ambiente varejista focado na área de saúde, um estudo da Delloite mostra que se destacam as soluções que envolvem adversidades inerentes à jornada do usuário, tendendo para a tecnologia do cuidado em casa, a nuvem virtual de cuidados e as farmácias digitais com entrega via drone, em um modelo que deixa de orbitar em torno dos hospitais e dos sistemas de saúde e passa a girar em torno do cliente e da jornada do mesmo. A partir dessa nova configuração, as perspectivas se expandem e é necessário estudar a transformação no setor.

Para mensurar as dores do varejo farmacêutico, é preciso dar ênfase ao desenho de uma experiência do usuário que esteja de acordo com a nova realidade e, por consequência, com as necessidades. Vai sair na frente quem conseguir entender esse novo perfil consumidor e captar clientes de forma mais interativa, personalizar atendimentos e soluções a perfis específicos, diminuir espera ou mapear um novo modelo de experiência para além do óbvio.

Por isso, a busca por profissionais que tenham essa visão está tão em alta. É necessário que tenham formação em diversos perfis, a exemplo de executivos com experiência no setor de saúde tradicional e com mentoria de startups.

*Por Farma Ventures

About DINO

Check Also

Cataratas do Iguaçu são indicadas ao “Oscar do Turismo” 2024

As Cataratas do Iguaçu, conjunto de 275 quedas d’água localizados na fronteira entre Brasil e …