Home / Notícias Corporativas / Lacen-RJ realiza o diagnóstico da meningite em uma hora

Lacen-RJ realiza o diagnóstico da meningite em uma hora

Entre janeiro e setembro de 2022, o número de casos de meningite meningocócica no estado do Rio de Janeiro aumentou 55,5% quando comparado com o mesmo período de 2021. Em 2022, até o mês de setembro, foram 28 casos da doença, com sete mortes. No mesmo período do ano passado, foram 18, de acordo com os dados da Secretaria de Estado de Saúde. A meningite meningocócica, forma mais grave da doença, é apenas um de um total de 14 tipos de agentes causadores da doença e encefalites − inflamação do cérebro − que o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro Noel Nutels (Lacen-RJ) está apto a diagnosticar em apenas uma hora. 

Dada ênfase à microbiologia somada à adoção do Sistema BioFire FilmArray – Painel Meningite/Encefalite pela Fundação Saúde no mês de outubro, a unidade ligada à Secretaria de Estado de Saúde (SES) passou a realizar o diagnóstico de todos os agentes causadores da meningite e encefalites mais rapidamente. Deste modo, conseguiram reduzir o tempo de liberação que, antes, era de até 48 horas.

O sistema extrai e purifica todos os ácidos nucleicos da amostra do líquido retirado da coluna espinhal. Em seguida, realiza a técnica Multiplex PCR, em que um fragmento específico da molécula de DNA é amplificado milhares de vezes em curto espaço de tempo. As amostras são analisadas em uma cabine de segurança biológica, excluindo o risco de contaminação da amostra e do profissional que executa o teste. Ao final é liberado um relatório com os resultados da amostra, em que se informa a presença ou ausência de cada organismo capaz de causar as doenças.

Para mais informações, basta acessar: https://www.biomerieux.com.br

About DINO

Check Also

STF amplia licença-maternidade para trabalhadoras autônomas

Uma nova decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) ampliou, por seis votos a cinco, o …