Home / Notícias Corporativas / Fiocruz aponta que maconha é a droga mais consumida no país

Fiocruz aponta que maconha é a droga mais consumida no país

Levantamento da Fiocruz revela que 10,8% dos entrevistados, com faixa de etária de 12 a 65 anos, experimentou alguma substância ilícita ao menos uma vez na vida. A mesma pesquisa aponta que a maconha é a droga mais consumida, com prevalência de 7,7%, mais do que o dobro da segunda colocada, a cocaína, com 3,1%.

Nessa sondagem da Fiocruz, os entrevistados informaram que a média de idade do primeiro consumo de maconha foi de 14 anos. Ainda de acordo com o levantamento, a faixa etária entre 18 a 24 anos é que menos vê riscos decorrentes do consumo de maconha, mesmo que pontual (apenas 6,6% dos entrevistados).

Nesse cenário, os traficantes têm diversificado no formato da droga oferecida ao consumidor de maconha. Além da erva preparada para o fumo, a droga também é vendida misturada com doces. “Os traficantes estão vendendo os chamados brigadeiros mágicos, compostos por chocolate misturado com maconha”, afirma Jorge Lordello, delegado licenciado e especialista em segurança pública e privada.

Lordello cita o caso de um casal de professores que foi preso em flagrante vendendo brigadeiros e brownies com maconha em frente à Universidade Federal do Rio de Janeiro. O especialista recomenda que os pais orientem os filhos para que tenham cuidado na hora de comprar doces em baladas e próximos aos colégios e faculdades.

About DINO

Check Also

STF amplia licença-maternidade para trabalhadoras autônomas

Uma nova decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) ampliou, por seis votos a cinco, o …