Home / Notícias Corporativas / Durabilidade e sua relação com o alto valor em peças de luxo

Durabilidade e sua relação com o alto valor em peças de luxo

Comprar artigos de luxo de grifes conhecidas pode ser um sonho para muitos consumidores e admiradores das grandes marcas, mesmo os valores não sendo muito atrativos para ir às compras. Porém, é importante saber que grifes de luxo além de possuírem peso pelo nome que carregam, trazem consigo pontos que agregam valor em suas peças e que as tornam mais caras, dentre eles, a diferenciação entre o conceito de marca e grife.

De acordo com o Puretrend, portal francês divulgador de tendências de moda, grife é uma palavra que deriva do francês e significa grafia, ou seja, é a representação escrita de uma palavra, que no caso das grifes de luxo levam a escrita do nome do seu estilista e está relacionado à criação e produção manual de peças de luxo, ou seja, são peças feitas no que se denomina “haute couture” ou em português, alta costura, que trata-se de confecções feitas em pequena escala, à mão e com mais cuidado aos detalhes e informações. Já a marca, ainda segundo a Puretrend, diferente de grife, representa uma empresa com produção em maior escala, onde se utiliza maquinário em todo o processo de confecção, que não necessariamente leva o nome do seu principal diretor criativo, e que está mais ligada aos lançamentos de coleções das famosas ‘fast fashions’ e por isso sua demanda é maior.

A partir disto pode-se entender um pouco mais a respeito do que tange ao alto valor em peças de luxo, mas para ser possível possuir maior destreza a respeito do assunto, Tatiane Roque, CEO da empresa Brechó Closet de Luxo e especialista em bolsas de grifes, explica nesta entrevista como o valor das peças de luxo estão relacionadas não somente com o nome que levam como também com a sua durabilidade e qualidade.

Tatiane, os valores das peças de luxo realmente possuem ligação com a qualidade do material utilizado?

Com certeza, mas vai além disso. Os materiais utilizados para confecção das peças de luxo sempre são os melhores disponíveis no mercado, mas outros fatores também agregam valor ao preço da peça como, por exemplo exclusividade, complexidade para fabricação, custo do artesão etc.

As peças de grifes são consideradas “haute couture”, por este fato pode-se dizer que peças de luxo possuem uma boa durabilidade?

Possuem uma excelente durabilidade. As peças de luxo além de serem produzidas com os melhores materiais, possuem um mecanismo de fabricação que costuma ser a prova de falhas, garantindo que a peça que chega na loja passou por todos os requisitos de qualidade do fabricante. Isso explica o fato de várias vezes termos recebido peças com mais de 30 anos da data de fabricação e ainda em excelente estado de conservação.

As peças de luxo se valorizam com o tempo, certo? Essa valorização tem correlação com o estado da peça?

Com certeza. Além da valorização da própria peça e marca em si, o estado de conservação dela é o que realmente irá determinar a qual preço ela será vendida. Por este motivo podemos ver peças de coleções atuais em um estado de conservação não tão bom sendo vendidas por preço mais baixos e peças mais antigas, as chamadas vintage, em excelente estado, sendo vendidas por preços que algumas vezes podem ser superiores aos da loja.

É possível cuidar das peças de luxo e garantir que elas durem ainda mais tempo?

Sim. Para cada material existem processos, tipos de cuidados e tipos de produtos que podem ser usados para preservar as características iniciais da peça e evitar que elas se desgastem mais do que o necessário com o passar dos anos.

Para saber mais, basta acessar o site www.brechoclosetdeluxo.com.br

About DINO

Check Also

Empresa explica sobre como evitar a queda de tensão

A queda de tensão é um problema que pode causar diversos transtornos para a instalação …