Home / Notícias Corporativas / Brasil oferece diversas oportunidades para o tursismo gastronômico

Brasil oferece diversas oportunidades para o tursismo gastronômico

De norte a sul, o Brasil tem uma rica gastronomia, com uma diversidade de ingredientes, temperos e preparos que variam conforme os muitos biomas que formam cada uma das regiões. Entre fritos e cozidos, todos os estados têm suas comidas típicas. Alguns exemplos são:

Mato Grosso

O estado é um dos que mantêm as tradições culinárias mais fortes no Centro-Oeste. Em todos os aspectos culturais da região, é visível a convergência de povos que povoaram as cidades, com influências portuguesas, africanas, indígenas e paraguaias. Os quitutes típicos também mostram essa mistura, com os populares bolo de milho, curau e arroz doce acompanhados de pratos regionais como Maria Isabel, misturado de arroz com carne de sol, além pé de moleque, curau e a sopa paraguaia, que apesar do nome se trata de um bolo de farinha de milho e queijo.

Pernambuco

O estado é um ícone para a história do país e sua gastronomia é de igual importância. A capital, por exemplo, está na rota gastronômica brasileira, com importantes restaurantes que apresentam a gastronomia regional – uma mistura de influências portuguesas e africanas com os ingredientes locais, como frutos do mar, e a personalidade nordestina. Entre os pratos mais famosos estão o arrumadinho de charque, a carne de bode, a peixada pernambucana, a cartola —patrimônio imaterial da cidade — e sobremesa mais famosa de Pernambuco, o bolo de rolo, que leva um pão de ló simples, com uma generosa camada de goiabada.

São Paulo

Muitos podem achar que São Paulo não tem pratos típicos, mas a metrópole também tem suas tradições gastronômicas que podem valer uma visita. Muitos quitutes foram criados pelas famílias de tropeiros que viajam para estados, como Minas Gerais e Paraná. Outros foram incorporados pelos imigrantes vindos de países como Itália e Japão. Alguns pratos tradicionais são: Virado à paulista, vaca atolada e picadinho, além dos clássicos da cidade como sanduíche de mortadela ou pernil, pastel e coxinha.

As recomendações foram feitas pelos gerentes dos hotéis Transamerica das regiões citadas. Nelas, as opções são os smart FIT Sinop, FIT Rondonópolis, FIT Lucas do Rio Verde, FIT Primavera do Leste e FIT Sorriso, em Mato Grosso; FIT Recife e Prestige Beach Class em Pernambuco os Executive Congonhas, Perdizes, Chácara Santo Antônio e Prime International Plaza, em São Paulo. 

About DINO

Check Also

João Luiz Muzinatti lança obra infantil que fala sobre medo

O autor João Luiz Muzinatti lançou, no dia 4 de dezembro de 2022, sua obra …