Home / Notícias Corporativas / Zhejiang dialoga sobre cultura e turismo com o Brasil e América Latina

Zhejiang dialoga sobre cultura e turismo com o Brasil e América Latina

Uma das mais desenvolvidas e conhecidas províncias (estado) chinesas no mundo, Zhejiang tem como capital Hangzhou, que foi a sede em setembro de 2016, da 11º Cúpula do G20, na qual a beleza da cidade ocupou grande parte do noticiário internacional. Mas a província é conhecida também no Ocidente desde o século 13, quando Marco Polo, mercador veneziano, descreveu com admiração sobre a sua beleza e esplendor – em 2011, a paisagem do Lago Oeste entrou na lista de Patrimônio Mundial da Unesco.

Para celebrar as relações com a América do Sul, o Departamento de Cultura e Turismo da Província de Zhejiang realiza dia 30 de novembro a conferência on-line “Terra Natal de Inspiração, Zhejiang Poético – Além da Cordilheira dos Andes”.

Parceria Zhejiang-América do Sul

Zhejiang e a América do Sul estão a milhares de quilômetros de distância, com cenários únicos de montanhas, mares e rios, mas com destaque para as humanidades. Do Lago Oeste à Cordilheira dos Andes, do Rio Qiantang à selva amazônica, da Planície do Lago Hangjia aos Pampas Grassland, Zhejiang antigo, suas festas aparentemente diferentes, mas muito próximas em enredo e história, com cidades repletas de inspiração criativa.

O tema desta exposição em nuvem é “Criação de Inspiração”, partindo criatividade da cultura e turismo de Zhejiang, representado pelos seis principais segmentos:  arquitetura, caligrafia e pintura, ópera, pontos cênicos e gastronomia, e tornando-se completo com uso de gráficos, 3D, vídeo, interação com novas mídias, etc. A exposição mostra as obras-primas de Zhejiang ao longo do tempo, região e forma para o povo da América do Sul, incorporando totalmente o lado humanístico de Zhejiang. Após o lançamento da exibição on-line, haverá um diálogo na nuvem entre autoridades, artistas, profissionais e comunicadores de Zhejiang e sul-americanos.

Com edições no Brasil, Argentina e Chile, o objetivo do evento é mostrar oportunidades de intercâmbio cultural e turístico com Zhejiang, reforçando a importância estratégica e simbiótica desta parceria. Reunirá representantes, líderes, profissionais e especialistas públicos e privados, das áreas de comunicação, cultura e turismo da América do Sul para dialogar com os representantes do Departamento de Cultura e Turismo da Província de Zhejiang.

Inédito, o evento reunirá artistas e autoridades da província Chinesa. E será realizado no Studio 800 do Grupo de Rádio e Televisão de Zhejiang (nº 111, Moganshan Road, Hangzhou). Terá como apresentador Jingshi Pan Rong.

Do Brasil os convidados confirmados são:

Autoridades: Bi Garcia, Prefeito de Parintins; Cleyton Boson, Diretor de Comunicação da Secretaria de Cultura do Município de Barueri-SP; Gustavo Sampaio, Presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).

Área cultural; Antônio Andrade Barbosa, presidente do Boi Garantido, e Sérgio Noronha, produtor cultural;

Cineastas, fotógrafos, produtores e documentaristas: Marcelo Godoy, Produtor da TVT, TV dos Trabalhadores Brasil; Max Alvim, Cineasta-Documentarista, Diretor de Programas de TV e Consultor de Comunicação; Paulo Hartmann, Fotógrafo, Designer, Músico, Pesquisador Independente; e Paulinho Sacramento, Roteirista, Diretor, Gestor Cultural.

Comunicação: Daniel Castro, jornalista, escritor e consultor; Guilherme Gorgulho Braz, jornalista e Doutorando em Ciências Sociais pela Unicamp; e Fábio Menegatti, Repórter na Rede Record.

Resumo

Data: 30/11/2022 e Horário na China: 19h30 às 21h

Data: 30/11/2022 e horário no Brasil: das 8h30 às 10h (horário de Brasília)

Localização China: Studio 800 do Grupo de Rádio e Televisão de Zhejiang (nº 111, Moganshan Road, Hangzhou)

No Brasil: Plataforma Zoom para convidados.

About DINO

Check Also

Asma afeta cerca de 260 milhões de brasileiros

Em 21 de junho é comemorado o Dia Nacional de Controle da Asma, doença que …