Home / Notícias Corporativas / Guanabara lança e-commerce com tecnologia inclusiva

Guanabara lança e-commerce com tecnologia inclusiva

De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua – 2022), a última pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 18 milhões de brasileiros possui alguma deficiência, o que representa 8,9% da população. 3,1% da população têm dificuldade para enxergar, mesmo usando óculos ou lentes de contato.

O Grupo Guanabara, responsável por mais de 2 mil linhas rodoviárias brasileiras, lança, de forma integrada, o e-commerce de passagens rodoviárias com recursos de acessibilidade para pessoas com todos os tipos de deficiência (PcD). A mais recente plataforma on-line da Guanabara conta com novos recursos como navegação simplificada, legendas, leitura de tela, contraste ajustável e opções de interação para deficientes visuais, auditivos, pessoas com dislexia, daltonismo e problemas motores, tecnologias para orientar os usuários em todas as etapas da compra de passagens, desde a escolha do trajeto até o pagamento e o embarque.

“Acreditamos que a acessibilidade não é apenas uma questão de regulamentação, mas de democratizar o acesso à todos os que viajam de ônibus, independentemente de suas limitações. Com a implementação dessas funcionalidades, nosso objetivo é transformar a mobilidade rodoviária em algo mais inclusivo, facilitando o acesso de pessoas com deficiência ao transporte público”, destaca Leticia Pineschi, diretora de Marketing da empresa.

Esta iniciativa é um passo determinante para a Guanabara, segundo a executiva, e que também demonstra adesão ao novo Marco Regulatório no Transporte, instituído pela Lei nº 6033, de 2023. A legislação estabelece a obrigatoriedade de adaptações nos sistemas de transporte para garantir que as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam utilizar os serviços de forma autônoma e com segurança. “A plataforma digital agora é um reflexo do compromisso da empresa com a democratização do acesso ao transporte e com a promoção da igualdade de oportunidades”, conclui Letícia.

As viações Expresso Guanabara, Real Expresso, Rápido Federal, UTIL, Sampaio e Brisa passaram a adotar uma única identidade corporativa a partir de 2023: a marca Guanabara. A empresa foi vencedora por duas vezes do Prêmio “Maiores e Melhores” na categoria empresa de transporte da OTM Editora, importante publicação do setor. O grupo é um aglomerado de empresas rodoviárias que operam no segmento de transporte interestadual em mais de 2 mil destinos pelo país.

About DINO

Check Also

Nova Acrópole movimenta mais de 48 mil voluntários no mundo

Toda boa ação realizada em benefício dos outros, sem esperar recompensa, pode ajudar a compreender …